03 dez
Viseu

Região

Covid-19: Viseu vive situação crítica, alertam autoridades. Primeira morte em São Pedro do Sul (em atualização)

por Redação

19 de novembro de 2020, 12:49

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

O concelho de Viseu teve, nas últimas horas, mais 21 casos de Covid-19. As autoridades de saúde alertam para uma situação crítica na capital do distrito, com casos espalhados por várias empresas, escolas e lares, entre outras instituições.

Desde o início da pandemia, a capital do distrito já tem 1.032 infetados acumulados. Segundo os últimos dados da Proteção Civil municipal, Viseu tem pelo menos 386 casos ativos.

"São casos isolados que dão origem a muitos outros casos. Para já, não temos nenhuma situação de muitos casos concentrados num sítio só", explicam os médicos responsáveis pela saúde pública que esclarecem que as linhas de contágio resultam das interações entre amigos e família. "Há situações também em que as pessoas aligeiraram as medidas um pouco. Por exemplo, numa cantina na empresa, se calhar nos primeiros dias até há desfasamento de horários, mas como ninguém tem sintomas, passado uns dias já estão todos a almoçar ou a tomar café e a falarem uns com os outros", exemplificam. 

Para os médicos, por mais medidas que sejam anunciadas, a principal "é a nossa responsabilidade".

Entretanto, no balanço feito a meio da manhã relativamente à situação da região nos casos Covid-19, São Pedro do Sul registou a primeira vítima mortal por Covid-19: um idoso de 89 anos. Segundo a Câmara, o concelho tem registo de 81 casos ativos. Foram ainda registados mais 10 recuperados.

Já Nelas teve mais cinco casos e ainda dois recuperados, acumulando agora 68 infeções ativas.

Mais a norte da região, Armamar registou mais quatro infetados, ficando com 34 casos ativos. Já São João da Pesqueira registou três novos doentes Covid, passando a ter 13 casos ativos.

Em Tarouca, houve o registo de mais dois contagiados pelo novo coronavírus. Este concelho tem 22 casos ativos.

Ao todo, a região de Viseu tem contabilizados 4.396 infetados desde o início da pandemia, assim como 89 óbitos e 2.404 recuperados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts