23 out
Viseu

Região

Covid-19: Voluntários do Hospital de Viseu asseguram apoio no lar de Fragosela

por Redação

05 de outubro de 2020, 13:37

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Uma equipa de três pessoas que fazem parte de uma bolsa de trabalho do Hospital de Viseu passou a noite no lar de Fragosela para ajudar os funcionários da instituição que estão “a braços” com 29 casos positivos de covid-19, dos quais 22 são utentes e os restantes sete trabalhadores, entre eles a própria diretora técnica. A equipa foi colmatar a falta de funcionários, uma vez que as brigadas de intervenção criadas pela Segurança Social apenas asseguram o serviço até às 20h00. Uma crítica que já durante o domingo tinha sido deixada pelo presidente da autarquia de Viseu. Também a própria direção do lar lançou um apelo nas redes sociais a pedir com urgência colaboradores por forma a continuar a dar assistência aos utentes.

O Hospital acabou por ser contactado se tinha alguma possibilidade de ajudar e perante a bolsa de trabalho disponibilizou nomes de pessoas que poderiam prestar assistência. Três dessas pessoas foram chamadas para apoiar no funcionamento do lar. 

Os casos de covid-19 no lar foram conhecidos no sábado. Depois de desinfetadas as instalações e dividido por alas os utentes, entrou em ação a brigada de intervenção criada pela Segurança Social e Cruz Vermelha. Dois dos idosos que não estavam infetados foram para um lar em Calde, também no concelho de Viseu. Um dos utentes, por estar em situação de saúde mais frágil, foi transportado para o Hospital.

O lar é constituído por 34 utentes e tem mais de 20 funcionários. 13 testes já deram negativos, mas ainda são aguardados mais resultados.

A vereadora da ação social na Câmara de Viseu, Cristina Brasete, admite a hipótese de uma propagação entre os contactos mais diretos de quem trabalha no lar de Fragosela, mas frisa que as autoridades de saúde estão atentas.

O Jornal do Centro tentou contactar a instituição que se mostrou indisponível a prestar qualquer estabelecimento.
 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts