02 Jul
Viseu

Região

Deixou mulher quase morta com golpes de foice para lhe roubar telemóvel

por Redação

24 de Junho de 2020, 15:40

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A15 de outubro de 2019, Maria Adelaide Ferreira viveu aquela que terá sido a sua pior noite. Um vizinho pegou numa foice e deixou o corpo da mulher completamente cravado de golpes para lhe roubar um telemóvel no valor de 350 euros. O julgamento começou esta quarta-feira (24 de junho) no Tribunal de Viseu com a audição das testemunhas. “Obama”, como é conhecido o arguido de 23 anos e que está em prisão preventiva, está acusado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada e outro de roubo agravado.Na noite em questão, cerca das 20h30, o jovem dirigiu-se a casa da sua vizinha com uma foice (objeto agrícola cortante) que a acusação descreve ter cerca de um metro e 17 centímetros de cumprimento e uma lâmina metálica de 25 centímetros. Lá chegado, bateu à porta, mas a dona da casa, através de uma pequena janela mesmo ao lado, disse-lhe que à noite não abria a porta a ninguém.

O arguido, perante a recusa, e acto contínuo, conseguiu meter a mão pela pequena janela e por entre o gradeamento alcançou o puxador da porta principal. De seguida, já no interior da casa e empunhando a foice, desferiu um golpe na cabeça da mulher que, apanhada desprevenida, caiu ao chão. Enquanto estava caída e defendendo-se com as mãos, “Obama” continuou a golpear a vizinha, atingindo-lhe várias partes do corpo. A vítima acabou por desmaiar.

“Obama”, sem resistência, roubou-lhe um telemóvel que a acusação diz ter um valor de 350 euros. “Desferindo todos aqueles golpes na cabeça e tronco, com a foice com que previamente se munira, o arguido agiu de forma livre e consciente com o propósito de tirar a vida” à vizinha. Esta é a convicção do Ministério Público que diz que a mulher só não morreu por ter rapidamente recebido assistência hospitalar. Sublinha ainda, o Ministério Público, que o jovem teve uma atitude de “total indiferença e insensibilidade”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts