28 fev
Viseu

Região

Estacionamento gratuito em Viseu a partir da próxima segunda-feira

por Redação

26 de janeiro de 2021, 17:37

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O estacionamento na cidade de Viseu passa a ser gratuito a partir da próxima segunda-feira (1 de fevereiro). O anúncio foi feito pela Câmara, que decidiu suspender o pagamento de estacionamento à superfície aos parcómetros durante o mês de fevereiro.

A decisão é justificada pela “evolução da pandemia” da Covid-19, onde Viseu tem estado a atingir números crescentes, registando agora 5.395 infetados desde março de 2020.

“Os números não são os mesmos dos que há 15 dias. Portanto, todas as medidas que a autarquia possa tomar para diminuir focos de contágio devem ser tomadas e decidimos que o pagamento será suspendido durante fevereiro”, explicou o vereador com o pelouro da mobilidade na Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia.

“Com esta medida, e numa altura em que o confinamento ganha outra dimensão, nomeadamente ao nível das escolas, a autarquia pretende desta forma assegurar o acesso fácil e rápido a serviços essenciais, como farmácias, consultórios e outros estabelecimentos com bens de primeira necessidade”, pode ler-se no comunicado da autarquia.

A Câmara também explica que, com a interrupção de cobrança nos parcómetros, “procura-se também evitar situações que possam contribuir para a propagação do vírus”.

A medida vai prolongar-se até ao final de fevereiro.

Em Lamego, o estacionamento também passa a ser gratuito na cidade até ao fim de fevereiro, devido sobretudo ao encerramento dos estabelecimentos comerciais. O vice-presidente da Câmara, António Alves da Silva, garante que o estacionamento grátis poderá ser prolongado.

“Se o comércio está fechado, o estacionamento no espaço público deve ser destinado a quem precisar, nomeadamente as pessoas que estão em casa”, diz o autarca.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts