21 jan
Viseu

Região

Estudo aponta: água mais barata em Tabuaço e mais cara em Tondela

por Redação

16 de dezembro de 2020, 10:38

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Há disparidades nas taxas de água que são pagas pelas famílias do distrito de Viseu. A conclusão é retirada no Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água, realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Segundo os dados divulgados esta quarta-feira (16 de dezembro), a tarifa fixa mais barata por agregado paga-se em Tabuaço, com apenas 25 cêntimos por mês. As taxas mais caras são pagas em Tondela, Carregal do Sal, Mortágua e Santa Comba Dão, com 6,96 euros.

Segundo apurou o estudo, no distrito de Viseu, uma pessoa paga 2,08 euros por euros se viver em Castro Daire. Contudo, se viver em Tondela, a pessoa paga 9,26 euros pela água.

Uma outra comparação passa por São João da Pesqueira, onde uma pessoa paga por mês 2,72 euros se viver numa família de dois indivíduos. Se viver numa família de oito pessoas, o consumidor do concelho vai pagar 5,41 euros.

Em média, o distrito pagou 2,72 euros de tarifa fixa no abastecimento de água em 2019. A média nacional era de três euros. Na tarifa variável, o preço médio no distrito era de 85 cêntimos por metro cúbico consumido, sendo ligeiramente superior ao preço da média nacional (81 cêntimos por metro cúbico).

Menos de metade dos seus municípios têm tarifários para famílias numerosas, com apenas 46% dos concelhos a praticarem tais tarifas. De fora estão Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Moimenta da Beira, Mortágua, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Tabuaço, Vila Nova de Paiva e Vouzela.

O concelho de Penedono ocupa o oitavo lugar do top 20 do Ranking da Água por ser uma das autarquias nacionais com menores níveis de discriminação no acesso à água, com um índice de equidade de -40,94.

Nos melhores índices de equidade regional na água, Tabuaço ocupa o nono lugar da tabela, com um índice de -0,75. Já Penedono ocupa o 18.º lugar, com um índice de equidade regional de -1,03.

O distrito de Viseu teve ainda uma das melhores melhorias na média dos índices de equidade (-178,81 em 2019), graças sobretudo à redução das tarifas de água em concelhos como Penalva do Castelo. O índice de equidade familiar passou nos -26,64.

Vila Nova de Paiva, Penalva do Castelo e Castro Daire contribuíram para a melhoria da média do índice de equidade regional no distrito, que está nos -3,20.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts