16 Jul
Viseu

Região

Ex-presidente de Mangualde candidato à Câmara de Viseu pelo PS

por Redação

28 de Maio de 2020, 15:04

Foto Igor Ferreira

João Azevedo leva consigo João Paulo Rebelo como cabeça-de-lista à Assembleia Municipal. "Luz verde" será dada na próxima reunião da Comissão Política Concelhia, uma notícia Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Notícia Jornal do Centro

João Azevedo, ex-autarca de Mangualde e atual deputado na Assembleia da República, é o candidato do PS à Câmara de Viseu. A oficialização deverá ser feita na próxima reunião da Comissão Política Concelhia marcada para 5 de junho.

“Pela união e pela paz” é o lema desta candidatura que conta com João Paulo Rebelo, atual secretário de Estado do Desporto e candidato à Federação de Viseu do PS, como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal.

No próximo ano e cinco meses, é a missão de João Azevedo, que foi presidente de câmara durante dois mandatos e meio, convencer o eleitorado do concelho vizinho.

A candidatura terá sido uma escolha pessoal do secretário-geral do PS, António Costa, e há quem diga que resulta também de uma sondagem, uma espécie de um estudo de notoriedade, que o Partido fez em janeiro e que dava conta de que João Azevedo aparecia na frente, relativamente a outros eventuais candidatos. Há ainda quem lembre que o perfil do ex-autarca não se enquadra com as atuais funções que desempenha de deputado e que o próprio sempre demonstrou querer mais.

Fontes socialistas dizem que o nome de João Azevedo, mesmo sendo de um concelho vizinho, será “pacífico” na próxima reunião da Comissão Política e que ele se apresenta com um programa aberto à sociedade civil e “gerador de unanimidade”.

Mas há também quem não “perdoe” algumas das suas posições que deixaram Viseu em desvantagem, nomeadamente na reivindicação de uma estação de comboios ou na criação de uma empresa intermunicipal para a gestão da água.

O nome do ex-autarca de Mangualde acabou também por surpreender, numa altura em que havia quem apontasse João Paulo Rebelo como candidato. Mas, para isso acontecer o governante teria de deixar as funções que ocupa. João Paulo Rebelo é candidato à Federação Distrital juntamente com José Rui Cruz, que é também deputado na Assembleia da República.

Na oposição, o nome do candidato já mereceu reações. Na rubrica “Conversa Central” (que pode ouvir todas as sextas-feiras em 98.9 FM e no site do Jornal do Centro), Fernando Ruas (PSD), que esteve à frente da Câmara de Viseu mais de 24 anos, também está disponível, "se me disserem que os socialistas podem ganhar a Câmara". 

Já do lado da concelhia socialista de Viseu, a presidente Lúcia Silva não quis pronunciar-se sobre a candidatura de João Azevedo, mas garante ao Jornal do Centro que o PS quer o melhor para Viseu. “Temos de trabalhar para o mesmo lado, todos unidos e em força, para que consigamos atingir o que propomos fazer há muito tempo. Estamos com vontade de ganhar Viseu e este é o nosso propósito”, diz a atual vereadora da Câmara e antiga cabeça de lista nas eleições de 2017.

A socialista reforça que, para as próximas autárquicas, os militantes e os simpatizantes têm de trabalhar “para que possamos ter um concelho melhor, com mais emprego e que possa acolher os nossos jovens e dar resposta aos idosos”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts