04 Jun
Viseu

Região

Coronavírus: Misericórdia de Lamego serve centenas de refeições

por Redação

06 de Abril de 2020, 12:25

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego está a preparar mais de 400 refeições por dia aos utentes das diversas valências da instituição, em altura de crise provocada pelo novo coronavírus.

Segundo refere a instituição em nota, as funcionárias da cozinha foram obrigadas a alterar a rotina, para reforçar as medidas de prevenção face à Covid-19. “Estamos a cumprir todas as regras que nos transmitem”, afirma a trabalhadora Cândida Brilhante, que explica que existe agora a obrigatoriedade de respeitar uma distância mínima entre colegas e uma maior preocupação com a desinfeção das mãos.

A Misericórdia de Lamego também decidiu prolongar os turnos de trabalho, para prevenir uma eventual contaminação. A cozinha da instituição social serve ainda as valências do Lar de Idosos de Arneirós, o Centro de Acolhimento Temporário, o Lar de Infância e Juventude e a Rede Solidária de Cantinas Sociais, que assegura às pessoas e famílias mais necessitadas o acesso a refeições diárias gratuitas. Antes, a cozinha também fornecia os almoços da creche e do jardim de infância, que entretanto foram encerrados.

Citado no comunicado, o provedor da Santa Casa lamecense, António Marques Luís, diz que a situação na instituição está controlada, não tendo sido registado até agora nenhum caso positivo da Covid-19.

“No entanto, esta é uma situação muito evolutiva e, infelizmente apesar de todas as medidas adotadas nada está garantido. Apelamos continuamente a todos os funcionários que cumpram escrupulosamente todas as medidas implementadas, pois só assim conseguiremos ultrapassar esta pandemia. Só com o esforço e sacrifício será possível vencer esta batalha e proteger os nossos utentes”, afirma o responsável, que apela aos familiares dos utentes que “tenham a certeza que estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance”.

Também nesta altura de pandemia, cerca de 50 utentes usufruem do Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Lamego, que sofreu uma maior procura nos últimos tempos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts