16 Jul
Viseu

Região

Liga de Amigos do Hospital de Viseu entregou 528 sacos de medicamentos a doentes

por Redação

03 de Junho de 2020, 19:09

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) entregou 528 sacos de medicação a doentes imunodeprimidos numa campanha que decorreu no tempo de confinamento da Covid-19, entre os meses de março e maio.

O balanço foi dado a conhecer esta quarta-feira (3 de junho) pelo presidente da Liga, Fernando Bexiga. Ao Jornal do Centro, o responsável diz que, para as entregas, os voluntários do projeto percorreram 5.870 quilómetros de viagem.

“A medicação foi entregue em Castro Daire, Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Seia, Tondela, Viseu e Vouzela”, explica. Segundo Fernando Bexiga, a ação envolveu cerca de 15 voluntários. Também foram entregues medicamentos em Sernancelhe e outros locais.

A par da entrega de medicamentos, a Liga de Amigos também lançou a campanha "Vamos Todos Ajudar" em parceria com a Associação Empresarial da Região de Viseu. Até ao final de maio, a iniciativa angariou 6.735 euros para o CHTV.

“Francamente, nós esperávamos mais, mas também compreendemos que muitas empresas fizeram donativos diretos e outras fizeram donativos de equipamentos, e houve ainda outras campanhas porque o Hospital também abriu uma conta solidária. Nós estamos satisfeitos”, diz Fernando Bexiga.

As consultas externas do CHTV vivem nesta altura uma situação de caos com muitos utentes a recorrerem em grande afluência ao serviço. Fernando Bexiga volta a deixar um apelo aos doentes que procuram os hospitais de Viseu e Tondela.

“As consultas estão marcadas de um quarto em quarto de hora. Basta ir 15 minutos antes da consulta para se ser atendido e fazer a inscrição. Depois, vão para a consulta e não a perdem, porque não vale a pena ir às 8h00 quando a consulta é nas 10h00. Percebemos que há problemas nos transportes, mas se minimizarem o tempo de espera, é bom para eles”, conclui o presidente da Liga de Amigos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts