28 fev
Viseu

Região

Covid-19: surto chega a terceira valência da Misericórdia de Mangualde

por Redação

24 de dezembro de 2020, 11:59

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A Covid-19 já chegou à Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Mangualde, onde há dois colaboradores infetados. É a terceira valência da Santa Casa de Misericórdia com casos positivos da doença, depois de terem sido identificados casos no lar Nossa Senhora do Amparo e na Residência Sénior Senhora do Castelo. Livres da Covid-19 ainda estão o Lar Morgado do Cruzeiro e a creche Beatriz Lemos.

Segundo informações do provedor, há, nesta altura, nas três valências da Misericórdia de Mangualde, 47 casos confirmados, dos quais 35 são utentes. Seis estão hospitalizados e já há uma morte reportada. Ha ainda 12 colaboradores positivos. 

"Vamos continuar a fazer testes na instituição e a aplicar as medidas necessárias nestas circunstâncias, separando casos positivos de casos negativos e atribuindo recursos humanos para cada uma das áreas. Quanto menor for o número de casos, mais facilmente ultrapassaremos esta situação de crise com sucesso", sublinha José Tomás. 

No lar Nossa Senhora do Amparo foram identificados 24 infetados por Covid-19. Na residência sénior, o número foi de 21 pessoas com casos positivos, sendo que uma idosa acabou por falecer no Hospital.

A situação levou a provedoria da Misericórdia de Mangualde a suspender por tempo indeterminado as visitas em todas as valências da instituição.

O concelho de Mangualde tem registo de, pelo menos, 202 casos ativos de Covid-19. Segundo a Câmara Municipal, há 499 casos confirmados desde o início da pandemia, 284 recuperados e 13 óbitos a lamentar.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts