26 fev
Viseu

Região

Covid-19: há um lar de Nelas que nunca teve nenhum surto. Agora, está a caminho da imunidade

por Redação

12 de fevereiro de 2021, 17:09

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A Covid-19 nunca chegou ao Lar Residência de São Domingos em Algeraz, no concelho de Nelas.

A instituição, que tem 21 utentes, não teve nenhum surto desde o início da pandemia, ao contrário de outras instituições de Nelas que não tiveram a mesma sorte. O lar emprega também 21 colaboradores.

Paulo Matias, enfermeiro do lar, explica que a inexistência de casos de Covid-19 na instituição se deve às “boas práticas” de prevenção, mas não só.

“Nós já levamos uma luta de quase um ano e, desde muito cedo, começámos a implementar formação aos nossos profissionais. Tivemos uma equipa de médicos e enfermeiros que nos deram apoio. Há muito tempo que aprendemos muita coisa e como atuar nestes casos. E fomos sempre aplicando boas práticas na nossa residência”, afirma.

Além disso, houve outros fatores que ajudaram a contribuir para que a Covid-19 nunca tenha entrado no lar. “Fizemos um grande esforço na testagem. Foi uma sobrecarga nos custos, mas era a única forma de conseguirmos salvaguardar que estaríamos em segurança”, refere Paulo Matias.

O enfermeiro acrescenta ainda que a instituição também resolveu investir na vanguarda do combate. “Uma das coisas que nos ajudou foi algo que começou a ser desenvolvido e que deteta nas águas residuais da instituição a presença ou não do vírus”, afirma.

Agora, nesta altura da terceira vaga da pandemia, o lar já passou pela segunda toma da vacina à Covid-19. “Estamos já a desenvolver a imunidade. À partida, não vamos ter um surto global como aconteceu em muitas outras instituições”, remata Paulo Matias.

Desde o início da pandemia, o concelho de Nelas registou 836 infetados com a Covid-19.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts