30 set
Viseu

Região

O que se aprendeu com esta pandemia?

por Redação

01 de agosto de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

2020 é um ano que ficará na memória. Um ano interrompido pela pandemia provocada pela Covid-19, mas também um “ano de aprendizagem” perante uma realidade até agora apenas vista em livros e filmes. Desde ficar confinado em casa a ter de andar de máscara e manter distanciamento social, este vírus trouxe, também, um novo olhar sobre a sociedade e o que somos nela. “Como pessoas aprendemos que podemos viver com muito menos do que estávamos habituados e que nos devemos concentrar no que realmente importa”, comenta Lúcio Campos, atualmente, militar e bombeiro voluntário, antigo comandante do Centro Distrital de Operações e Socorro de Viseu. Na sua perspetiva, estes tempos têm sido um “ alerta para simplificar as nossas vidas, uma oportunidade para refletir e repensar os valores e atitudes que diariamente defendemos e praticamos”.

A forma como cada um vive estes tempos diverge de pessoa para pessoa. José Arimateia fala numa experiência “paradoxal”. “Por um lado constatamos a solidariedade, a generosidade e o espírito de sacrifício de quadrantes significativos da sociedade. Por outro, proliferam ´especialistas´ que muito contribuíram para a desinformação. E o mais assustador é que através da instigação do medo, facilmente se poderia instaurar um regime totalitário”, alerta o poeta, mas também um dos rostos do grupo Visabeira.

Unânime é a opinião de que estes são tempos de resistência. “É igualmente uma prova da nossa resiliência e um teste à nossa capacidade de resposta futura a outros desafios que com toda a certeza se vão colocar”, vaticina Lúcio Campos.

Novos olhares, novos pensamentos e também novas formas se se estar e fazer mais por si e pelos outros. José Arimateia deu o exemplo: “há quem goste de ler poesia para os amigos”. E foi isto mesmo que fez. Durante a quarentena, através das redes sociais foi diariamente a companhia para quem a poesia ajuda a resgatar a normalidade.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts