29 set
Viseu

Região

Ranking: Colégio da Imaculada Conceição "orgulhoso" do 4.º lugar

por Redação

29 de junho de 2020, 11:28

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Colégio da Imaculada Conceição, de Viseu, diz que é com “orgulho” que ocupa o quarto lugar do ranking das melhores escolas do ensino básico do distrito e que inclui quer públicas quer privadas.

“O 1º lugar ou o 2º tem sido o lugar tradicionalmente ocupado desde o início. No entanto, dado que 60 por cento dos alunos que frequentavam o 9º ano só beneficiaram da educação que providenciamos a partir do 7º ano de escolaridade, vindo de várias escolas da cidade de Viseu, ano em que ganhamos novamente o concurso do Contrato de Associação, comprovando sermos a melhor escola da cidade de Viseu, segundo os critérios estabelecidos pelo referido concurso. Foram de facto alunos com muitas lacunas de aprendizagens, mas foi possível observar uma grande evolução pelo que temos muito orgulho no lugar que obtivemos, apesar das dificuldades que enfrentamos e consequente descida no ranking”, refere a direção deste estabelecimento de ensino.

Nos rankings que foram divulgados no último fim de semana, ao nível do ensino básico, constatou-se que o Colégio da Via-Sacra (privado) em Viseu ocupa a primeira posição com uma média de 76,13 (numa escala de 0 a 100, de acordo com as provas de Português e Matemática do 9º ano). A Via-Sacra atribuiu ainda 4,0 valores (na escala de 0 a 5) aos seus alunos, em média.

A segunda melhor escola básica do distrito é a Escola Grão Vasco com uma média de exames de 73,50 e uma classificação média durante o ano letivo de 3,61. Segue-se a Alves Martins, também em Viseu, com 71,05 nos exames e 3,40 na classificação média por aluno.

Em quarto lugar aparece então o Colégio da Imaculada Conceição, também privado, (69,00 de média). Por lapso, no nosso texto de sábado, este estabelecimento não constava da lista.

A Escola Básica de Campo de Besteiros, em Tondela, é a quinta melhor do distrito com 68,89 na média de exames a Português e a Matemática e 3,41 na nota final por aluno, em média. Como se percebe o principal critério deste ranking é a nota de exame nacional, neste caso de dois exames: Português e Matemática. 

O ranking das melhores escolas básicas do distrito de Viseu prossegue com a Infante D. Henrique, em Viseu, onde os alunos, nas notas nas aulas obtiveram 3,41 na classificação final durante o ano letivo e 66,39 nos dois exames, em média. A Emídio Navarro, em Viseu, é a sétima melhor do distrito com uma média nos exames de 65,13 e com os alunos a obterem 3,37 valores durante o ano. Em Penalva do Castelo, a Escola Básica e Secundária ocupa o oitavo lugar com a média nos exames a fixar-se nos 64,69 e a classificação de 3,36. Há ainda lugar para a Escola Secundária de Vila Nova de Paiva com 64,61 valores de média nos exames de Português e Matemática.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts