28 fev
Viseu

Região

S. Pedro de France: antena de telecomunicações colocada há 16 meses continua "sem rede"

por Redação

04 de fevereiro de 2021, 12:29

Foto Arquivo Jornal do Centro

Empresas em "ping-pong". Presidente da Junta à espera de respostas

CLIPS ÁUDIO

Em S. Pedro de France, Viseu, há uma antena de telecomunicações montada há 16 meses que ainda não foi ativada. O presidente diz estar farto do que diz ser um “ping-pong” entre Meo e EDP.

Preocupações de Fernando Machado, numa altura em que as aulas à distância online vão regressar, assim como, diz, os problemas de cobertura na freguesia às portas da cidade de Viseu.

Segundo explica o autarca, foram já várias as comunicações entre freguesia e as empresas envolvidas. Inicialmente, conta, a MEO disse que a bola estava do lado da EDP que tinha de fazer a ligação.

“A EDP enviou-nos uma informação a dizer que a MEO não tinha pedido nenhum ramal de ligação para alimentar o emissor uma vez que o emissor estaria, também, dependente da fibra ótica, mas isto está resolvido porque a freguesia já tem a fibra há dois meses. Ora bem, eu voltei a entrar em contacto com a MEO e eles até me pedirem para ver se eu conseguia ter influência com a EDP para agilizar a situação. Voltei, uma vez mais, a entrar em contacto e eles disseram que enquanto a MEO não fizer o pagamento do ramal nada podia ser feito e essa foi informação que dei para a MEO há sensivelmente um mês e desde então mais nada”, conta, desalentado por quase ano e meio depois o problema ainda não estar resolvido.

E numa altura em que as aulas à distância online vão regressar, o presidente da Junta receia que os problemas de cobertura que a freguesia tem tido continuem a prejudicar os moradores. É que apesar de instalada a fibra ótica, “há muita gente que ainda está com fidelização por satélite”, sublinha.

Instalada em setembro de 2018, a antena de S. Pedro de France ainda continua muda. As queixas, essas são mais antigas. Em 2016, em reportagem ao Jornal do Centro, já os habitantes mostravam os seus telemóveis, mas desligados por rede “nenhuma”.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts