27 jan
Viseu

Região

Sernancelhe: Festa da Castanha será em formato digital este ano

por Redação

19 de outubro de 2020, 17:19

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A edição deste ano da Festa da Castanha de Sernancelhe será em formato digital, mas manterá o sentido cultural, o dinamismo económico e a aposta na marca Terra da Castanha, anunciou esta segunda-feira (19 de outubro) a Câmara Municipal.

Devido às restrições relacionadas com a Covid-19, "surgiu a oportunidade de inovar, de fazer diferente, mantendo a essência do certame, o seu reconhecido sentido cultural, a valorização dos produtos, dos produtores e da marca", explica.

A Festa da Castanha de Sernancelhe tem abertura marcada para sexta-feira (dia 23), ao final da tarde (18h30), com uma mensagem do presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago, através da rede social Facebook.

Entre as novidades, está o lançamento de um novo mercado digital dedicado à castanha martaínha do concelho, o Mercado Terra da Castanha. O objetivo do Município passa pelo facto de "através da compra online, os produtores de castanha do Concelho possam escoar o seu produto, o que num ano normal aconteceria durante o certame".

A componente digital desta edição especial vai incluir as transmissões online dos concursos da melhor montra, melhor castanha e melhor doce e também concertos de artistas como o Canário e os Sons do Minho, bem como fadistas locais, e ainda vídeos ilustrativos do que se faz de melhor em Sernancelhe como showcookings e vídeos sobre a apanha tradicional da castanha.

Para o desporto, foi criada uma edição especial do Passeio Pedestre e do Passeio BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro”, que já decorre desde a passada sexta-feira (16 de outubro). O formato, que obedece às normas da Direção-Geral da Saúde face à Covid-19, decorre até 15 de novembro, com vários horários de partida, em que cada grupo tem um limite de participantes.

"Ainda que seja uma edição especial, com uma programação digital, a Festa da Castanha promete ser igualmente única para os milhares de pessoas que, todos os anos, viviam intensamente, em Sernancelhe, este que é um dos mais importantes acontecimentos da região", refere a autarquia.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts