03 dez
Viseu

Região

Sete concelhos do distrito de Viseu com dever de permanência em casa

por Redação

31 de outubro de 2020, 19:55

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Há seis concelhos do distrito de Viseu que vão ter um confinamento parcial, de acordo com as medidas que foram este sábado anunciadas pelo primeiro-ministro para combate à pandemia da covid-19. São eles Cinfães, Tondela, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Moimenta da Beira. Estes são os municípios que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes por 14 dias, de acordo com os critérios do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Assim, para os concelhos abrangidos pelas novas medidas, o Conselho de Ministros determinou o dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas, às quais se juntam as deslocações para atividades realizadas em centros de dia, para visitar utentes em estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados integrados ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como as deslocações a estações e postos de correio, agências bancárias e agências de corretores de seguros ou seguradoras.

Ora regra é a de que todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, encerram até às 22h00. Os restaurantes até às 22h30. O presidente da câmara pode, no entanto, fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.

Outra das medidas é a proibição da realização de celebrações e de outros eventos com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar e a proibição da realização de feiras e mercados de levante.

Nestes concelhos é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador.

Estas medidas excecionais entram em vigor no dia 4 de novembro. No país, estão 121 concelhos na lista vermelha.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts