04 Jun
Viseu

Região

Coronavírus: área dedicada em Tondela já entrou em funcionamento

por Redação

06 de Abril de 2020, 12:43

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Já abriu esta segunda-feira (6 de abril) a área dedicada para a avaliação de casos suspeitos do novo coronavírus em Tondela. A valência, que funciona no Pavilhão E da Escola Secundária da sede do concelho, vai servir não só Tondela mas também os concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão.

A Câmara de Tondela já tinha equacionado instalar a área dedicada no Arquivo Municipal, dada a proximidade ao Centro de Saúde e ao Hospital, mas, com a possibilidade de a unidade servir outros concelhos, a autarquia concluiu instalá-la na Escola Secundária de Tondela, por também ser próximo às unidades de saúde e também porque outros equipamentos, como o Pavilhão Desportivo Municipal e o pavilhão do CD Tondela, já se encontram ocupados por causa do combate ao surto.

Segundo o presidente da autarquia, José António Jesus, o pavilhão sofreu “obras pontuais, executadas com a maior urgência, de forma a que este espaço pudesse responder aos parâmetros exigidos, para que o seu funcionamento ocorresse em segurança para utentes e profissionais de saúde”.

Da nossa parte foi tudo acautelado, com a celeridade que esta situação de emergência exigiu. Esta valência, que irá dar resposta aos nossos munícipes, servirá ainda dois concelhos vizinhos”, afirmou o autarca, citado no comunicado enviado pela Câmara.

A área dedicada vai acolher os utentes que liguem para as unidades de saúde ou para a Linha SNS24. Se os seus casos forem validados como suspeitos de Covid-19, as pessoas serão encaminhadas para o espaço.

A Câmara de Tondela sublinha que o Pavilhão E poderá vir a sofrer outras obras, na altura da segunda fase da requalificação. Caso o espaço volte a ser usado neste ano letivo, depois da instalação da área dedicada, o pavilhão será higienizado de acordo com as indicações das autoridades de saúde. A autarquia já cedeu assistentes operacionais para apoiarem nas funções de limpeza.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts