16 Jul
Viseu

Região

Câmara de Viseu questionada sobre captura e enjaulamento de gatos

por Redação

29 de Maio de 2020, 18:44

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O partido PAN pediu esclarecimentos à Câmara de Viseu sobre a polémica captura e enjaulamento de gatos de forma indiscriminada, incluindo felinos com dono, depois de ter recebido várias denúncias.

O partido recomendou ainda à autarquia que não faça capturas aos fins de semana nem nos dias em que não haja pessoal para ir observar os animais e que apenas o façam com aviso prévio, para evitar a captura de animais adotados.

Em comunicado, a distrital de Viseu diz que é contra “métodos de captura que possam visar o bem-estar animal” como o enjaulamento de animais durante longos períodos de tempo, considerando “inadmissível que sejam feitas capturas quando há falta de recursos humanos por parte da Câmara Municipal”.

Este é um ato deveras negligente. Apesar da captura de animais ser da responsabilidade da Câmara Municipal, esta deve sempre respeitar o bem-estar animal e deve ser feita com o mínimo de sofrimento para os animais”, lamenta a distrital.

Segundo o partido, foram capturados quatro gatos e apenas dois deram entrada no Cantinho dos Animais Abandonados. Questionou ainda a Câmara de Viseu sobre quantos gatos foram recolhidos e entregues à associação animal, tendo ainda exigido relatórios sobre o “número de animais que são capturados mensalmente e quantos dos animais que dão entrada na associação são adotados ou entregues a programas Capturar-Esterilizar-Devolver [CED]”.

“O PAN considera que deve também a Câmara Municipal informar a população dos dados existentes em relatórios mensais e anuais, tendo em conta a resistência do Cantinho dos Animais Abandonados em ceder quaisquer informações que são públicas” sobre a adoção de animais capturados e a sua integração nos programas CED, pode ler-se na nota.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts