28 fev
Viseu

Região

Covid-19: 60 casos em lar de Farminhão (Viseu). Brigada rápida chega esta semana

por Redação

04 de janeiro de 2021, 12:05

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

São já 60 os infetados com Covid-19 no lar de idosos da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, no concelho de Viseu.

Os testes feitos no último fim de semana permitiram detetar mais três funcionárias contagiadas, num total de 20. Há ainda registo de 40 utentes infetados.

Face a esta situação, a direção da Associação de Farminhão teve de deslocar funcionários de outras valências da instituição para o lar, que conta com um total de 47 idosos utentes.

“Conseguimos ir buscar duas funcionárias ao apoio domiciliário e outras duas à unidade de cuidados continuados. Estamos a trabalhar neste momento com oito pessoas, o que, mesmo assim, é muito pouco para o lar”, disse o presidente da Associação, Duarte Coelho.

O dirigente admite que a falta de recursos humanos é o principal problema da instituição nesta altura. Por isso, a direção já pediu ajuda à Segurança Social, que irá disponibilizar a brigada rápida de intervenção. Ainda assim, Duarte Coelho prevê um trabalho difícil com os idosos do lar.

“Iremos ter um reforço da brigada rápida na quarta-feira (6 de janeiro). Até lá, vai ser difícil desenvolver todo o trabalho com 47 idosos”, afirmou o responsável.

Este surto teve início no último dia de 2020 (passada quinta-feira, 31 de dezembro), com uma nutricionista do lar a acusar positivo no teste. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts