28 fev
Viseu

Região

Covid-19: arrancou esta manhã a vacinação nos idosos de Viseu

por Redação

12 de fevereiro de 2021, 10:16

Foto Igor Ferreira

Operação está a decorrer no Pavilhão Multiusos

CLIPS ÁUDIO

A vacina à Covid-19 já começou a ser administrada a cerca de 200 idosos de Viseu. Arrancou esta manhã de sexta-feira (12 de fevereiro) a primeira parte do processo de vacinação a pessoas que tenham mais de 80 anos de idade.

A operação está a decorrer no Pavilhão Multiusos, onde se realiza um projeto-piloto para os utentes da Unidade de Saúde Familiar Lusitana.

Ao todo, cerca de 200 idosos vão ser vacinados esta sexta-feira e sábado (dia 13) na capital do distrito. O diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, António Cabrita Grade, já garantiu que a experiência com os utentes da USF Lusitana irá servir para “ver inconformidades e deficiências para que possamos, quando entrarmos em velocidade cruzeiro, termos praticamente as coisas todas buriladas”.

Já na última quinta-feira (dia 11), arrancou a campanha de vacinação para os bombeiros da região. No Multiusos de Viseu, cerca de 30 operacionais dos Bombeiros Sapadores e Voluntários do concelho tomaram a vacina.

Para o centro de vacinação, só podem deslocar-se quem tiver marcação para receber a vacina. O processo já inclui suplentes para evitar desperdícios e abusos na vacinação.

O primeiro-ministro António Costa disse que Portugal vai receber menos de metade das vacinas contra a Covid-19 que estavam previstas para o primeiro trimestre deste ano, com 1,98 milhões de doses. O chefe do Governo indicou que a falta de vacinas é uma das justificações para a continuação da atual situação de confinamento.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts