09 mar
Viseu

Região

Covid-19: bombeiros de Viseu começaram a ser vacinados. Satisfeitos, dizem que "peca por tardia"

por Redação

11 de fevereiro de 2021, 19:08

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

A vacinação dos bombeiros do distrito à Covid-19 arrancou esta quinta-feira (11 de fevereiro). O Pavilhão Multiusos de Viseu recebeu 30 operacionais dos Bombeiros Sapadores e Voluntários, que foram vacinados contra o novo coronavírus. Os restantes bombeiros serão vacinados na próxima semana.

Arlindo Ferreira, dos Sapadores, foi o primeiro bombeiro vacinado e não escondeu a emoção. Defendeu que os bombeiros deviam ter sido vacinados mais cedo. “Devia ter vindo a vacina, mas dentro do possível penso que é razoável e temos de entender a situação do país e do mundo”, afirmou garantindo que se sente praticamente seguro.

O colega Jorge Correia lembra que “andamos na frente da pandemia, visto que temos de fazer muitas desinfeções de lares e estávamos sempre em contacto constante com o vírus”. Já Fábio Ribeiro diz sentir-se “mais aliviado e mais protegido para continuar a trabalhar”.

O segundo comandante dos Bombeiros Sapadores, Rui Nogueira, também defende que os bombeiros já deviam ter sido vacinados, mas diz entender as complexidades que envolvem todo o processo.

“Compreendo que haja atrasos e que este é um processo complexo, mas quanto mais cedo tivessem sido vacinados, melhor porque o bombeiro faz o transporte hospitalar e as desinfeções e está em todos os momentos da gestão desta crise. A sua operacionalidade é indispensável e a imunidade é importante para garantir o cumprimento da missão”, diz.

Ana Paula Correia, dos Bombeiros Voluntários, também concorda que os bombeiros já deviam ter sido vacinados. “Antes de qualquer doente que seja transportado, antes de chegar ao hospital, é o bombeiro que o transporta”, lembra.

O comandante dos Voluntários, Rui Leitão, diz que a vacinação aos operacionais “peca por tardia”. “A pandemia vai há um ano e, sem descurar a importância de ninguém, muitas vezes as vítimas foram do domicílio para o hospital com uma equipa que a abordou e transportou até à unidade hospitalar”, recorda.

No total dos 14 concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, serão vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima.

Sexta-feira (dia 12), a vacinação começa para a população de Viseu, com uma experiência para os utentes mais idosos da USF Lusitana.

Na manhã de quinta-feira, foi feita uma visita ao Multiusos, onde esteve presente o presidente da Câmara de Viseu. Almeida Henriques explicou que “a opção foi a de centralizar num espaço todas as condições de segurança para que as pessoas se possam deslocar” e ser vacinadas. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts