23 out
Viseu

Região

Covid-19: educadora de creche de Viseu testa positivo. 19 crianças estão em casa

por Redação

08 de outubro de 2020, 12:28

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Uma educadora da creche do Instituto Jesus Maria José, em Viseu, testou positivo à Covid-19. A situação já levou ao encerramento de uma sala onde costumam estar crianças com três anos.

Os 19 miúdos, a funcionária infetada e uma estagiária estão em casa, aguardando o resultado dos testes realizados esta manhã de quinta-feira (8 de outubro).

Salete Pereira, responsável pela instituição, revela ao Jornal do Centro que a educadora fez o despiste porque o pai ficou internado no hospital e também testou positivo ao novo coronavírus.

“Pedimos a ela para fazer o teste, que foi feito na terça-feira (6 de outubro). Ontem à tarde (quarta-feira, dia 7), ela comunicou-nos que deu positivo e nós contactámos de imediato o médico da instituição, que nos aconselhou que as crianças se mantivessem na sala, isoladas das outras, com as educadoras. Depois, falámos com os pais para não virem hoje (quinta-feira, dia 8). E, de facto, as crianças já não vieram”, explica.

Segundo Salete Pereira, a instituição pediu a mais seis funcionárias que mantiveram contactos próximos com a colega infetada que fizessem o despiste à Covid-19 esta quinta-feira.

A responsável garante que o plano de contingência foi acionado e aguardam por indicações das autoridades de saúde.

“A partir do momento em que soubemos que o teste foi positivo, desinfetámos logo todas as camas onde os meninos estiveram no repouso. A desinfeção constante estava no plano de contingência. Não sei se vai haver mais alguma intervenção. Não tenho conhecimento, nem nos mandaram fazer mais. Nós reforçámos todos os cuidados que temos tido e informamos os pais sobre a situação na instituição”, afirma.

Salete Pereira acrescenta que, nesta altura, no Instituto Jesus Maria José continuam abertas as salas dos quatro e cinco anos na creche.

No concelho de Viseu, estão registados 335 infetados desde o início da pandemia. No distrito, há registo de 1.306 casos confirmados com a Covid-19, 47 óbitos e 877 recuperados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts