03 dez
Viseu

Região

Covid-19: Pavilhão do Fontelo com 64 camas de hospital montadas para os doentes

por Redação

11 de novembro de 2020, 18:18

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O Pavilhão do Fontelo, em Viseu, tem montadas 64 camas hospitalares para responder ao aumento de internamentos por Covid-19 no Hospital de São Teotónio.

A garantia foi deixada esta quarta-feira (11 de novembro) pelo presidente da Câmara, Almeida Henriques. O autarca assegurou ao Jornal do Centro que o espaço está pronto para receber doentes com o novo coronavírus.

Almeida Henriques lembra que a Câmara já tinha montado, durante a primeira vaga da pandemia, esta unidade de retaguarda no âmbito do plano municipal de Proteção Civil, mas que agora foram colocadas mais camas. “Nunca desinstalámos a infraestrutura, pois sabíamos que podia ser necessária na segunda vaga. Nesta situação, fizemos um ‘upgrade’ (atualização) colocando camas articuladas”, explica.

O responsável assegura ainda que o pavilhão pode ser acionado em apenas 24 horas, o tempo necessário para colocar em funcionamento “o serviço de aquecimento para a climatização do espaço, oxigénio e todas as outras valências, que já têm fornecedores identificados”. “Se necessitarmos de pôr a unidade a funcionar, podemos colocá-lo em 24 horas”, reforça.

O "hospital de retaguarda", segundo Almeida Henriques, tanto “pode ser colocado ao serviço do concelho como da região”. “O mais provável é que venha a ser ao serviço da região, embora a Câmara tenha feito o investimento. Se ficar ao serviço do concelho, terá de haver sempre pessoal médico porque não temos pessoal especializado e terá sempre de se recorrer ao Hospital”, admite Almeida Henriques.

O autarca salienta que a valência no Fontelo foi construída “sob a supervisão e com equipas do Hospital, da autoridade da saúde e da Segurança Social”.

Já sobre os surtos que há no Hospital de Viseu, onde estão pelo menos 29 pessoas infetadas entre utentes e funcionários, o presidente da autarquia anunciou que há 48 profissionais de saúde desta unidade em casa por estarem infetados ou em isolamento profilático. 

Na última semana, o concelho de Viseu teve mais 169 casos de infeção por Covid-19. Segundo a Câmara, desde março, estão registados 806 infetados.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts