09 mar
Viseu

Região

Covid-19: primeiros doentes já estão no hospital de campanha de Viseu

por Redação

19 de janeiro de 2021, 08:25

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O primeiro doente transportado do Hospital de Viseu chegou segunda-feira (18 de janeiro), por volta das 23h00, ao hospital de campanha montado no Pavilhão do Fontelo por causa da Covid-19.

Este equipamento, montado pela autarquia local, foi assim ativado, numa altura em que o Hospital de São Teotónio atingiu já o seu limite no internamento de doentes Covid. A mudança de doentes vai acontecer nos próximos dias de forma gradual e conforme as necessidades. O local está capacitado com cerca de 60 camas. Já o Hospital de Viseu tinha 218 pessoas internadas.

No pavilhão, a infraestrutura montada tem duas valências: a de hospital de campanha para doentes que não carecendo de tratamentos muito específicos continuam a necessitar  de internamento e a de apoio de retaguarda para utentes de estruturas residências mas que não conseguem cumprir isolamento nas instalações. 

"Neste difícil momento em que o nosso Hospital ativou o nível 5 do seu plano de emergência, que corresponde a situação de catástrofe, sentimos que a nossa teimosia em manter o Hospital de Campanha do Pavilhão do Fontelo montado fazia sentido", assinalou o presidente da Câmara de Viseu, que anunciou que a estrutura já custou ao município mais de 50 mil euros entre aluguer de climatização e custo mensal da mesma.

Almeida Henriques lembrou que durante o verão foi incentivado, pelo Regulador de Saúde, a desmontar a estrutura, mas "com a colaboração do hospital instalámos câmara articuladas, melhorámos a instalação e preparámo-nos". 

"Agora é a vez dos nossos profissionais de saúde, boa sorte para a tarefa árdua que têm pela frente, muita coragem no esforço hercúleo que estão a fazer", desejou o autarca.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts