21 jan
Viseu

Região

Covid-19: surto no Lar de Bigas, em Viseu. Utentes estão a ser transferidos para Hospital

por Redação

16 de dezembro de 2020, 17:28

Foto Igor Ferreira

15 utentes e sete funcionários infetados

CLIPS ÁUDIO

Quinze utentes e sete funcionários do Lar de Bigas, no concelho de Viseu, estão infetados com a Covid-19. 

O surto terá sido conhecido nos últimos dias e já levou à transferência de, pelo menos, seis idosos para o Hospital de São Teotónio. A operação foi feita pelos Bombeiros Voluntários de Viseu, envolvendo seis ambulâncias e 12 operacionais.

Fonte da Câmara garante que esta é a situação que está a merecer mais atenção das autoridades de saúde locais. Para o final do dia desta quarta-feira (16 de dezembro), está marcada uma reunião de urgência para avaliar a situação, depois de já ter entrado uma equipa de avaliação e reconhecimento dentro da instituição. “Felizmente, é o único caso em instituições do concelho com mais casos ativos” Covid-19, diz a mesma fonte.

O Jornal do Centro sabe que as autoridades de saúde, em coordenação com a Segurança Social, estão em contacto permanente com a instituição e a tentar verificar se há alguma situação "anómala".

Fonte da Proteção Civil distrital diz que, para já, ainda não foi acionado nenhum pedido de apoio da parte da instituição. 

No concelho de Viseu, outros dois lares que viveram sob sobressalto por causa da pandemia da Covid-19 foram, mais recentemente, o Lar de São Caetano, da Misericórdia de Viseu, e o Lar Rio Dão, situado na freguesia de Fragosela. Na segunda valência, em outubro, foram confirmados pelo menos 31 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre 22 utentes e nove funcionários, incluindo a diretora da valência que acolhe 34 seniores. Pelo menos três idosos morreram no Hospital.

Alguns utentes do lar de Fragosela tiveram de ser transferidos para outros lares do concelho e até para casas de familiares, de modo a evitar a propagação do novo coronavírus. 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts