21 jan
Viseu

Região

Covid-19: Vacinação nos lares de Viseu começa segunda-feira

por Redação

13 de janeiro de 2021, 12:32

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

A campanha de vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos do concelho de Viseu arranca já na próxima segunda-feira (18 de janeiro). Nesta operação, vão ser vacinadas perto de mil pessoas.

A informação foi avançada esta quarta-feira (dia 13) pelo presidente da Câmara, Almeida Henriques, à margem de um evento organizado pela autarquia.

“A vacinação vai prolongar-se até dia 22 e vai abranger todas as estruturas residenciais, à exceção onde há surtos, que passam para uma segunda fase. Estima-se que sejam vacinadas mais de 1.000 pessoas, entre utentes e funcionários, e é bom saber que Viseu já entrou neste ciclo”, revelou.

Para ajudar na campanha de vacinação, a Câmara de Viseu vai ceder três motoristas, incluindo o motorista do próprio presidente. Desde o início da pandemia, a autarquia estima ter gastado mais de 2,7 milhões de euros no combate à pandemia, o que equivale a uma despesa diária de 10 mil euros.

Almeida Henriques continua a lamentar a falta de apoios do Estado central. Por causa do aumento de casos de Covid-19 no concelho, a Câmara queria que as aulas presenciais nas escolas fossem suspensas, mas a Direção-Geral da Saúde não aceitou. A autarquia já tinha pedido uma reavaliação da situação.

Quanto às medidas que vão acompanhar o novo confinamento no país e que serão anunciadas esta quarta-feira, Almeida Henriques criticou o Governo por não ter informado previamente os municípios.

“Estou no domínio das especulações, porque ainda não conheço as medidas. Deveria haver aqui a necessidade de os municípios já poderem ter uma informação antecipada, até com o sigilo que estas coisas necessitam, para nos prepararmos. Temos de preparar tudo para o que está sob a nossa responsabilidade entrar em vigor à meia-noite de quinta-feira (dia 14)”, disse.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts