28 nov
Viseu

Região

Covid-19: Viseu com 32 novos casos e seis pessoas internadas

por Redação

09 de setembro de 2020, 15:43

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Há 32 novos casos de covid-19 que foram registados, nos últimos dias, no concelho de Viseu, anunciou a autarquia. Seis estão internados e dois nos cuidados intensivos.

Segundo fonte do gabinete do presidente da Câmara, os casos estão na comunidade. Desde o início da pandemia, o concelho regista 184 pessoas diagnosticadas com a doença.

Também no concelho de Moimenta da Beira há mais um caso confirmado de covid-19. Desde o início da pandemia são 17 as pessoas infetadas, sendo que apenas dois casos estão ativos. Mas, segundo o município de Moimenta da Beira, concelho vizinho de Sernancelhe, nas últimas horas foram testadas pessoas que estiveram em contacto com os infetados e, por isso, pode haver um aumento significativo nos próximos dias.

No distrito de Viseu, e desde o início da pandemia, registaram-se 901 casos. Tal como o Jornal do Centro já tinha avançado no início da semana, há mais de 400 pessoas em quarentena.

E esta quarta-feira foi o dia em que se ficou a saber que Portugal registou o maior aumento do número de novos casos diários da covid-19 (646) desde 20 de abril, dia em que foram notificadas 657 novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes relacionadas com a covid-19 e 646 novos casos de infeção, num total de 61.541 casos desde o início da pandemia da covid-19, adianta o relatório diário da DGS sobre a situação epidemiológica no país.

Em relação a terça-feira, o número de novos casos mais do que duplicou, passando de 249 para 646, o valor mais alto desde o dia 20 de abril, em que foram registadas mais 657 novas infeções, num total de 20.863 infetados.

Valores mais elevados só foram encontrados durante o período do estado de emergência em que foi ultrapassada a barreira dos mil novos casos por dia, nomeadamente no dia 31 de março (1.035) e no dia 10 de abril, em que foi atingido o maior valor mais elevado de sempre: 1.516 novas infeções.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Desde 01 de julho, o país entrou em estado de alerta, exceto a Área Metropolitana de Lisboa, que se mantém em estado de contingência. 

A partir de 15 de setembro “todo o país ficará em estado de contingência” para que se possam definir as medidas necessárias “em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho”, segundo a Ministra da Presidência.

Em Portugal, o primeiro caso confirmado de covid-19 foi notificado no dia 02 de março. Desde então, foram notificados 61-541 casos confirmados e 1.849 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 898.503 mortos e infetou mais de 27,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts