28 fev
Viseu

Região

Jorge Sobrado deixa de ser vereador da Cultura na Câmara de Viseu

por Redação

27 de janeiro de 2021, 10:24

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Jorge Sobrado renunciou ao cargo de vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial da Câmara de Viseu.

O anúncio foi feito esta quarta-feira (27 de janeiro) pela autarquia, tendo Almeida Henriques aceitado o pedido de renúncia, que terá efeitos a partir de 15 de fevereiro. Os pelouros de Sobrado serão assumidos pelo presidente da Câmara até ao final do atual mandato.

Apesar desta decisão, Jorge Sobrado diz que quer cumprir o mandato autárquico até ao fim, mas como vereador não-executivo e sem pelouros, “desde que as minhas futuras responsabilidades profissionais o permitam, correspondendo assim ao desejo de quem me elegeu”.

Jorge Sobrado cessa também as funções que desempenhava nos órgãos sociais de entidades municipais ou participadas pela Câmara de Viseu, como a Viseu Marca, instituição à qual estava ligado desde a sua criação e que é responsável pela organização de eventos como a Feira de São Mateus.

Segundo a autarquia, a decisão da renúncia do agora ex-vereador da Cultura foi tomada “num contexto de diálogo aberto e estreito” entre Jorge Sobrado e Almeida Henriques. Sobrado entendeu que chegou o “momento oportuno” para dar por concluído o seu trabalho na autarquia de Viseu.

Acredito que os pilares de política municipal levantados nos últimos anos na Cultura, no Património, no Turismo e no Marketing da cidade, são já sólidos o suficiente para não sofrerem qualquer recuo com esta alteração. Por outro lado, a programação cultural e de apoio à retoma turística de 2021, já publicamente apresentada, está estabilizada e em plena preparação, pese embora o contexto da pandemia que vivemos. Com a minha decisão, espero ainda contribuir para a sempre desejável renovação de ideias e protagonistas na política, que não deve ser olhada como profissão, mas como missão”, justificou.

Ao longo de mais de sete anos dediquei inteiramente as minhas competências e forças – mas também a minha alegria e a própria alma – a Viseu e a um projeto de modernidade e cultura em prol dos viseenses”, acrescentou Jorge Sobrado, que agradeceu a Almeida Henriques pela “confiança pessoal e política, o estímulo nas horas difíceis e tantas oportunidades de realização que me concedeu ao longo destes anos”.

Já Almeida Henriques destacou “o excelente trabalho de Jorge Sobrado, ao longo de mais de 7 anos, primeiro como Adjunto e depois como Vereador no Município, para além dos quase dois anos em que o acompanhou no governo, agradecendo a sua dedicação exemplar”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts