28 fev
Viseu

Resende

Centro de Resende vai ser requalificado

por Redação

10 de fevereiro de 2021, 11:16

Foto D.R.

Investimento será de cerca de 1,4 milhões de euros

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Resende vai avançar com a requalificação de parte do centro da vila. O projeto da requalificação urbana no espaço público à envolvente norte de Resende terá um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, valor que será comparticipado pelos fundos do programa Norte 2020.

Segundo a autarquia liderada por Garcez Trindade, as obras devem arrancar em março. Os trabalhos decorrerão nas zonas envolventes ao Centro de Saúde e Tribunal, ao Auditório, Piscinas Municipais e edifício dos paços do concelho, à Escola Secundária e ao posto da GNR, e à Igreja da Imaculada Conceição.

O executivo justifica a obra com a necessidade de reabilitar um espaço que está “bastante desqualificado e com reduzido ambiente urbano”.

Com esta intervenção, os objetivos passam por privilegiar a circulação a pé em detrimento do automóvel, criar espaços de estadia, instalar mobiliário urbano adequado, regular o estacionamento automóvel, requalificar pavimentos e passeios, criar um corredor verde ao longo dos percursos pedonais, beneficiar a eficiência energética e remodelar o sistema de drenagem de águas pluviais.

“Esta obra vai permitir implementar medidas de reabilitação que contribuam para a melhoria do ambiente urbano, traduzindo-se numa operação global de reabilitação do espaço público na envolvência do conjunto edificado, privado e público, aumentando o grau de vivência coletiva dos utilizadores em condições de segurança e conforto”, lê-se no comunicado da Câmara.

A autarquia também vai avançar com a primeira fase da obra de regeneração urbana da Portela, no valor de cerca de 600 mil euros, e com a beneficiação da estrada municipal entre São Cipriano e São Cristóvão, com um investimento de 552 mil euros.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts