28 fev
Viseu

Resende

Resende: Câmara constrói novo centro de Proteção Civil

por Redação

29 de janeiro de 2021, 15:45

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

A Câmara de Resende vai instalar o Centro Municipal de Proteção Civil no atual edifício das Oficinas Municipais, sendo que as obras de adaptação já arrancaram. O projeto conta com um investimento superior a 246 mil euros, com o apoio de fundos comunitários.

A valência vai acolher a Comissão Municipal de Proteção Civil e criar “um espaço onde se possam desenvolver e dar resposta a todas as atividades” deste órgão, “potenciando recursos, evitando duplicação de estruturas e monitorizando em permanência a área do Município”, explica o executivo liderado por Garcez Trindade.

Segundo refere em comunicado a autarquia, o primeiro piso do edifício onde estão a decorrer as obras já está a ser remodelado.

Lá, será criado um gabinete de crise e planeamento que permitirá a realização de reuniões, uma sala de planeamento, uma sala de apoio ao gabinete de crise e à parte operacional, equipada com radiocomunicações e meios logísticos, e também duas salas de despacho do Centro Municipal do Operações e Socorro e um gabinete técnico, com particular enfoque na área florestal.

“Esta nova estrutura vai ser dotada de equipamentos para as redes SIRESP, ROB e REPC e de recursos tecnológicos como ferramentas de planeamento e análise, com vista à obtenção de respostas eficientes e eficazes em todos os domínios da Proteção Civil Municipal, permitindo, ainda, criar canais/redes de comunicação entre os diversos agentes de proteção civil e outras entidades de apoio”, explica o município de Resende.

A Câmara acrescenta que o novo Centro Municipal de Proteção Civil terá uma “estrutura variável” tendo em conta as características da população e os riscos no concelho e assegurará uma “resposta mais profícua e completa”, incrementando também a qualidade das ações de prevenção e identificação do risco.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts