21 jan
Viseu

Resende

Resende: novo centro interpretativo do Barro Preto em obras

por Redação

13 de janeiro de 2021, 15:34

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

Já começaram as obras de construção do novo Centro Interpretativo do Barro Preto de Fazamões, em Paus, no concelho de Resende.

A Câmara diz que o novo equipamento “vai ficar situado na antiga escola primária de Fazamões, cujo edifício e espaço envolvente estão a ser alvo de obras de reabilitação e requalificação”, num investimento de cerca de 117 mil euros.

Em comunicado, a autarquia de Resende diz que o novo centro visa promover e valorizar a Olaria de Barro Preto, típica do artesanato local.

“Nesta região, desde tempos medievais, os oleiros trabalhavam o barro nas suas rodas, coziam-no nas soengas e trocavam as peças elaboradas nas feiras da região ou de porta em porta por produtos agrícolas. A criação de peças de barro negro sobressai pelo seu método arcaico, destacando-se o processo tradicional de cozedura em soenga, que consistia em cozer as peças numa cova pouco funda cavada no solo”, pode ler-se na nota.

O projeto está a ser concretizado no âmbito de uma candidatura submetida ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e ao Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts