30 set
Viseu

Saúde

Coronavírus: caso confirmado em Sernancelhe

por Redação

18 de março de 2020, 12:38

Foto Igor Ferreira

Trata-se de uma mulher emigrante na Suíça, que se encontra internada na Guarda

CLIPS ÁUDIO

Está confirmado um caso positivo de Covid-19 no concelho de Sernancelhe. Trata-se de uma mulher emigrante na Suíça, com cerca de 50 anos, que terá passado férias na vila e está agora internada no Hospital Sousa Martins, na Guarda. Com este novo caso, já são quatro as pessoas do distrito de Viseu infetadas com o novo coronavírus.

O presidente da Câmara sernancelhense, Carlos Santiago, conta ao Jornal do Centro que a mulher passou a ter sintomas na última segunda-feira (16 de março). “Ontem [terça-feira, dia 17], foi encaminhada para a linha SNS 24. Entretanto, foi para Guarda e confirmou-se a infeção”, afirma.

Segundo o autarca, o marido, que estava com a infetada, está agora de quarentena em casa, bem como mais duas pessoas que também tiveram contacto com a mulher.

Carlos Santiago garante ainda que o trabalho já está a ser feito em articulação com o Centro de Saúde local e o delegado de saúde de Lamego. “Estamos a fazer isso com todo o cuidado e serenidade. O Município está a dar todo o apoio necessário às pessoas que estão em quarentena, salvaguardando-se a si próprios e aos outros”, assegura.

O autarca de Sernancelhe alerta ainda para que as medidas de prevenção sejam seguidas, em particular àqueles que queiram regressar ao concelho.

“Pedimos aos nossos emigrantes e mesmo às pessoas que vivem fora do concelho que aguardem nos sítios onde estão e não se mobilizem para aqui, porque estas são regiões com focos muito frágeis. Eles pensam que estão a fugir de qualquer coisa, mas podem ser um foco de propagação do vírus nestes territórios, o que seria uma calamidade”, apela.

“Se cumprirmos as regras e formos responsáveis, conseguimos de certa forma atalhar este surto. Senão, vamos ter uma catástrofe nacional”, acrescenta Carlos Santiago.

Numa outra mensagem, o presidente da autarquia deixou ainda um outro apelo. “Peço a todos que tenham conhecimento de alguém com suspeitas de infeção, de amigos e familiares que tencionem regressar a Sernancelhe, nos informem de imediato”, escreveu.

A Câmara de Sernancelhe já tinha ativado recentemente o plano de contingência face ao novo coronavírus, em que suspendeu várias atividades, equipamentos e instalações municipais.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts