A PSP anunciou esta sexta-feira a detenção de nove pessoas por tráfico de droga em Viseu e Mangualde. As detenções ocorreram numa operação que mobilizou mais de uma centena de elementos das autoridades, tal como Investigação por tráfico de droga em Viseu mobiliza mais de 100 elementos da PSP e GNR na última terça-feira (12 de março).
Os detidos são seis homens e três mulheres e foram ainda constituídos arguidos mais três pessoas. Os agentes da PSP fizeram buscas em 12 residências que também culminaram com a apreensão de vários materiais, nomeadamente armas e droga.
Entre eles, estão uma arma classe D e 115 cartuchos, duas armas classe B1 e 106 munições, uma arma classe F, 187 gramas de droga e uma viatura ligeira, mas não só.
A PSP também apreendeu rebarbadoras, parafusadoras, lixadoras e máquinas de pressão utilizadas na construção civil e no bricolage, além de dois televisores, telemóveis, tablets, outros materiais eletrónicos, quatro câmaras de videovigilância, três consolas de videojogos, diversas peças em ouro, documentos e 1600 euros em dinheiro.
Os detidos foram interrogados na quarta-feira (dia 13) e foram sujeitos a medidas de coação, sendo que um deles vai cumprir 18 meses de pena efetiva de prisão. Outros três ficaram em prisão preventiva e dois com termo de identidade e residência. Os restantes três suspeitos terão de fazer apresentações periódicas às autoridades.
A ação contou com o apoio da GNR de Viseu e dos comandos da PSP do Porto e de Aveiro, entre outras forças de segurança.