01 Jun
Viseu

Jorge Marques

OPINIÃO

É tempo de querer ganhar

"Há uma diferença entre os povos e as pessoas que querem ganhar alguma coisa e os que tem medo de perder alguma coisa"

20 de Março de 2020, 00:00

CLIPS ÁUDIO

Há uma diferença entre os povos e as pessoas que querem ganhar alguma coisa e os que tem medo de perder alguma coisa! A Europa a que pertencemos sofre desse medo, mesmo depois de séculos de lutas, vitórias e de ter criado uma civilização humanista de que se devia orgulhar. A Europa vê agora a sua posição internacional em declínio e tem medo de perder ainda mais alguma coisa.

A guerra que estamos a travar com o Coronavírus vai-nos mostrar, tal como as duas outras guerras anteriores, se a Europa quer ganhar ou perder. Porque é sempre nos momentos difíceis que se revela o nosso carácter e a nossa atitude. Podemos até dizer que nas outras guerras houve líderes que estiveram à altura, mas acreditem que o mérito maior veio do comportamento dos cidadãos e da forma em como deixaram de pensar só em si e olharam para os vizinhos.

É bom que se pense que a política não tem vida própria, ela vive da natureza humana e neste momento vive só disso e da forma em como cada um for capaz de desempenhar o seu papel. É um teste difícil para quem se habituou a depender da opinião e da decisão de terceiros e agora se vê obrigado a tomar decisões sozinho. Infelizmente é uma das deficiências da nossa democracia, votamos com uma mão e desligamo-nos da política com a outra! Também não adianta falar agora em confiança ou desconfiança na competência dos nossos políticos, nem que nos afastámos demasiado uns dos outros, não é este o tempo certo para isso. Mas vale a pena recordar que todos os progressos e sucessos da política tiveram sempre origem nas lutas e na consciência social dos cidadãos individualmente e das sociedades no seu todo. Sabemos que para exercer bem a sua função, o sistema político precisa da energia da sociedade, como é bom de ver e perceber neste momento crítico. Mas este é um comportamento cuja prática deve ser sustentada e aprendida nos bons e maus momentos, deve fazer parte de uma cultura de cidadania.

É uma lição que vamos ter que aprender durante esta guerra e que não devemos esquecer depois do perigo passar, como é nosso uso e mau costume…

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts