Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Explorar a cidade de Viseu de “uma forma única, testar limites e viver a emoção da orientação urbana”. O mote é do Clube de Orientação de Viseu (COV), organizador do Viseu City Race, que vai acontecer em Viseu este domingo, 6 de abril. “A orientação está de volta a Viseu com novos desafios e uma zona de mapa para te surpreender”, escreve o COV.
Os organizadores referem que o percurso vai passar por estradas “com grande movimento”, “algumas das quais não poderão ser atravessadas para garantir a segurança de todos”. No Viseu City Race vão estar identificadas as estradas que não podem ser percorridas.
O COV, liderado por Miguel Nóbrega, explica que quem participar no Viseu City Race terá a oportunidade de “explorar as ruas e parques de Viseu enquanto aprimoram as capacidades de leitura de mapa e praticam exercício físico, seja de forma individual, em grupo ou em família”. Estão inscritos cerca de 200 atletas.
Ao Jornal do Centro, Miguel Nóbrega, explica que o Viseu City Race é “uma prova englobada no Portugal City Race, um calendário de provas de orientação urbanas”. “Este calendário apareceu com o objetivo de trazer a orientação às cidades e às pessoas que não conhecem a modalidade. São provas mais fáceis de praticar. Mais do que o caráter competitivo, tem como objetivo divulgar a modalidade e levar mais pessoas a praticar”, assinala o responsável. Miguel Nóbregaa acrescenta que os percursos vão abarcar a zona do Parque Urbano de Santiago, Parque do Fontelo e Gumirães. “O número de pontos vai depender dos escalões – vai dos 20 aos 30 pontos e a distância varia dos três aos oito quilómetros.
O presidente do COV reforça que esta prova não é muito longa e lembra que a orientação “não é só correr”, mas existe “o desafio de ler o mapa” e “os escalões abertos podem ir em grupo, ir em família, levar filhos”.
O Clube esclarece também que a modalidade de orientação é “uma atividade que combina o desafio físico e mental” e assinala que o evento que decorre este domingo em Viseu é o “ideal não só para iniciantes que querem começar a prática da modalidade, como também para experientes corredores que querem competir e ter desafios de navegação”.
O Viseu City Race teve alterações na distância do percurso médio. A organização referiu que “devido ao número elevado de participantes com menor experiência no Percurso Aberto Médio, e para garantir uma experiência mais equilibrada e acessível, ajustámos a distância e dificuldade deste percurso”.
As horas de partida já foram divulgadas ontem, sexta-feira, 4 de abril. Este domingo, 6 de abril, no Parque Urbano de Santiago, o secretariado abre às oito e meia da manhã. Pelas dez da manhã começam as partidas e a entrega de prémios está agendada para entre o meio dia e meia e a uma da tarde. Na edição de 2025 do Viseu City Race os percursos foram traçados por Rui Martins.