No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O Teatro Viriato recebe na noite desta sexta-feira (3 de janeiro) o Concerto de Ano Novo e Reis da Câmara de Viseu. O espetáculo musical, marcado para as 21h00, vai ser protagonizado pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Jan Wierzba.
Com vários concertos feitos em Viseu, a Orquestra Filarmonia das Beiras é composta por 31 músicos de cordas, sopros e percussão de várias nacionalidades e com uma média etária jovem.
A formação tem colaborado com músicos nacionais e internacionais e dado inúmeros concertos, além de atividades pedagógicas e produções de ópera.
Do repertório constam obras dos séculos XVII a XXI, com destaque para a música portuguesa, a recuperação de património musical e a interpretação de obras dos principais compositores dos séculos XX e XXI.
Já nascido na Polónia e criado no Porto, Jan Wierzba é reconhecido como um dos maestros mais versáteis da sua geração e o seu repertório vai desde a música barroca até à criação contemporânea.
O maestro é professor de Orquestra na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e maestro principal convidado do Opera Fest Lisboa. Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro entre 2018 e 2021 e maestro assistente da Netherlands Philharmonic Orchestra entre 2017 e 2019.
Dirigiu ainda a Real Filharmonia de Galicia, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra do Norte, a Netherlands Chamber Orchestra, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Clássica da Madeira, o Ensemble MPMP, o Síntese Ensemble e o Sepia Ensemble, entre outros agrupamentos.