A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Diocese de Viseu vai estar representada no 53.º Congresso Eucarístico Internacional, que acontece a partir deste domingo (8 de setembro) e até dia 15 no Quito, Equador. O delegado diocesano e padre Eurico Sousa está entre os 23 sacerdotes e leigos portugueses que vão participar no evento que se realiza de quatro em quatro anos.
O encontro mundial tem como lema “Fraternidade para curar o mundo. Todos vós sois irmãos”.
“Este é o grande acontecimento que a Igreja tem como manifestação e adoração ao Santíssimo Sacramento, que é o cerne da vida cristã e que se centra na Eucaristia. Esta identidade eucarística, presente no lema escolhido pelo Papa Francisco, vai-nos fazer refletir nesses aspetos, por um lado sentirmo-nos como família, comunidade e irmãos, mas, em simultâneo, exige essa fraternidade que se expressa na solidariedade, na ajuda e na atenção aos mais débeis e descriminados. Este é o grande ato de fé e louvor à Eucaristia”, explica o padre Eurico Sousa em comunicado.
Sobre a escolha da cidade de Quito para a realização do congresso, o delegado diocesano explica que se deve ao facto de, em 2024, se assinalarem os 150 anos em que a nação foi consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.
Esta é a segunda vez que o Padre Eurico Sousa participa no Congresso Eucarístico Internacional, tendo sido o último realizado em Budapeste, na Hungria, em setembro de 2021.
O Papa Francisco não estará presente neste evento, devido ao seu estado de saúde, mas o seu representante, o cardeal Kevin Joseph, irá transmitir a mensagem do sumo pontífice.
O Congresso Eucarístico Internacional vai ter um simpósio sobre vários temas relacionados com a fé e a espiritualidade, com a participação de cinco mil congressistas de todo o mundo, além de uma procissão e das cerimónias de abertura e encerramento.
A procissão terá lugar no dia 14 de setembro e, no dia da abertura, 1.667 crianças vão receber a primeira comunhão. O encerramento está marcado para o dia 15.