Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Paróquia de Lordosa, em Viseu, organiza este domingo (30 de março) o primeiro Convívio de Dadores de Sangue. O evento realiza-se no âmbito do Dia Nacional do Dador, que se assinalou na quinta-feira (dia 27).
O evento, marcado para as 12h30, conta com almoço convívio e momentos de música e de reconhecimento de dadores.
A Paróquia de Lordosa, que tem recebido várias ações de recolha de sangue, tem agora um posto fixo. Após conversações com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, a Paróquia de Lordosa vai este ano recolher sangue no primeiro domingo de abril, agosto e dezembro.
A primeira delas acontece a 6 de abril, das 09h00 às 13h00. Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até três vidas e leva em média apenas 30 minutos.
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idades entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
Os potenciais dadores deverão não estar em jejum nem no período da digestão e não ter recebido transfusões de sangue desde 1980. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada, podendo ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.