Artesanato em Portugal está presente na cidade de Viseu. Neste episódio da…
Em Várzea de Calde, o linho era mais do que um ofício:…
Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…
A Paróquia do Coração de Jesus, situada no centro da cidade de Viseu, está a ser alvo de obras de requalificação no seu complexo paroquial. A intervenção decorre em várias fases e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
O principal objetivo destas obras é a manutenção e readaptação do edifício, que apresenta sinais de degradação. Em declarações ao Jornal do Centro, o Padre Seixas explica que a intervenção visa resolver problemas estruturais e garantir melhores condições para a comunidade. “Estamos a requalificar um edifício do complexo Paroquial, uma requalificação de readaptação, de manutenção, com algumas infiltrações e alguns problemas”, afirma.
As obras tiveram início há “três ou quatro anos” e encontram-se atualmente na segunda fase. De acordo com o responsável, esta etapa envolve a limpeza de uma das paredes da igreja e a substituição de caleiras danificadas, com vista a resolver infiltrações que têm afetado o interior do templo.
“Já fizemos uma fase do complexo paroquial, já terminámos com a recuperação da torre e parte da igreja. Agora estamos numa segunda fase que é outra parede da igreja, em que estamos a limpar, para depois também resolvermos a parte de cima do telhado, caleiras que estamos a substituir porque estão podres, está a entrar chuva dentro da igreja…”, detalha o Padre Seixas.
A requalificação tem um custo “significativo” para a paróquia, que recorreu ao apoio da autarquia de Viseu para conseguir avançar com os trabalhos. “A paróquia não tem tantos meios como para suportar tudo, e então pedimos ajuda, porque é uma paróquia central da cidade que recebe muita gente, há muitas crianças, muito movimento, muitos adultos. A frequência das situações é muito grande e foi com essa intenção de nos ajudarem nesta fase”, justifica.
O valor do investimento poderá chegar aos 150 mil euros. “O valor deste investimento ultrapassa os 100 mil euros e se for tudo, os 150 mil euros”, indica o pároco.
Quanto aos prazos, o objetivo é concluir esta segunda fase no espaço de um ano. Depois, seguir-se-á uma intervenção no interior da igreja, com nova iluminação e pintura. “É esta fase agora que vamos atacar, para depois, a outra fase começar por dentro, com iluminação nova, com a pintura, porque estamos a resolver as infiltrações e outros problemas do exterior, para depois resolvermos o que se passa no interior”, conclui o Padre Seixas.