A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O Parque de Merendas do Fontelo, em Viseu, encontra-se interdito desde segunda-feira (28 de abril) e até dia 5 de maio, devido a obras de requalificação.
Durante uma semana o parque de merendas está interdito “no âmbito da empreitada de regularização do pavimento na zona das mesas”, informa o Município de Viseu.
De 28 de abril até à próxima segunda-feira, 1 de maio, o espaço do Parque das Merendas é alvo de obras de requalificação do pavimento da zona de mesas.
Nas redes sociais a Câmara Municipal de Viseu lamenta o incómodo causado.
A Mata do Fontelo, em Viseu, está classificada como monumento nacional e inclui a área que envolve os terrenos da Estação Agrária. Há um mês, a 25 de março, a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, esteve em Viseu, e disse que esta é uma das concretizações [classificação como monumento nacional] do Ministério e que resulta de um entendimento com as várias partes envolvidas.
“Conseguimos fechar definitivamente a classificação do Fontelo como Património Nacional que vai coincidir com o fim do meu mandato”, disse.
Para a governante, está a ser definida agora “com alguma precisão a intervenção que vai ser realizada”.
“Posso dizer que em setembro tive uma reunião de trabalho com um grupo de pessoas que considero reunirem os conhecimentos sectoriais específicos para a reabilitação daquele conjunto. Fica constituído o grupo de trabalho, a classificação da Mata do Fontelo e o projeto, em linhas gerais, para a intervenção de conservação e restauro de algumas das suas componentes históricas”, disse, ao Jornal do Centro, a ministra.
Foi a 18 de maio de 2024 que Dalila Rodrigues anunciou, também em Viseu, que estava já em andamento um processo de classificação da Mata do Fontelo. Na altura, a governante falou muma “jóia da arquitetura paisagista do Renascimento” que urgia classificar como Património Nacional. Para a historiadora de arte, o Fontelo tem uma história patrimonial secular, mas, “infelizmente, pródiga também em destruições”.
Também na altura, o presidente da Câmara de Viseu lembrou que a autarquia já vinha a desenvolver projetos para recuperar os jardins renascentistas e o Solar do Dão, antigo Paço Episcopal, e que serve agora de sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
Com esta classificação, este monumento nacional passa para tutela especial do Estado prevista na Lei de Bases do Património Cultural.
O Fontelo (jardins, capelas e Paço Episcopal), teve o seu período de maior esplendor no século XVI, com a direção na Diocese de D. Miguel da Silva. Tem sido alvo de investigação e estudos, no sentido da sua valorização, designadamente pela Escola Superior de Educação de Viseu e pelo projeto VIAS.