Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
A Câmara de Mortágua vai investir 4,1 milhões de euros na segunda ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira. A autarquia aprovou a abertura do concurso público para a execução da empreitada das infraestruturas, com um prazo de execução de um ano (365 dias).
Segundo a Câmara, este é o “segundo maior investimento direto alguma vez lançado pelo Município”, sendo apenas superado pelo investimento para a construção do Centro Educativo, cujo concurso foi lançado em 2008. A ampliação do Parque Industrial – obra que está no papel há anos – vai ocupar uma área de 20 hectares, dividida em 13 lotes. A Câmara adquiriu a quase totalidade dos terrenos por cerca de 800 mil euros.
O presidente da autarquia, Ricardo Pardal, diz que a nova ampliação vai permitir “praticamente duplicar a área da 1.ª ampliação e a realização de investimentos na ordem de 40 milhões de euros a curto/médio prazo”. “É um passo significativo e da maior importância no caminho que estamos a fazer para o desenvolvimento e crescimento sustentado de Mortágua e para a fixação de pessoas e empresas”, acrescenta o autarca.
A empreitada vai envolver terraplenagens, drenagem de águas pluviais, pavimentações, equipamento de sinalização e segurança, rede de gás, infraestruturas de eletricidade, rede de água, rede de saneamento básico e obras acessórias como integração paisagística e passeios.
As despesas da obra vão ser repartidas entre este ano e 2026, acrescenta o município que também já apresentou uma candidatura aos fundos comunitários do Portugal 2030.
O prazo de entrega das propostas para o concurso público vai ser de 45 dias “a contar da data de envio de anúncio para publicação no Diário da República”, acrescenta o município.
Em paralelo à abertura do concurso, também foram abertas as inscrições para manifestações de interesse na aquisição dos lotes da segunda ampliação do Parque Industrial. As candidaturas podem ser feitas no site da Câmara.