A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Um abaixo-assinado está a correr em Viseu pela abertura dos museus municipais aos domingos e feriados. A iniciativa foi lançada pelo PCP e pede à autarquia que seja criada uma estratégia que permita reforçar a procura destes espaços por parte da população.
“Deveria ser preocupação da Câmara Municipal aproximar os museus das populações e definir estratégias que os dinamizem. Não é com o encerramento dos museus que tal vai acontecer, sobretudo se tivermos em conta que domingos e feriados são os únicos dias viáveis para aqueles que trabalham durante a semana”, esclarecem os subscritores deste documento.
Até novembro de 2022, todos os oito museus sob alçada do município estavam abertos de terça-feira a domingo, encerrando à segunda-feira e em alguns feriados, uma prática comum na esmagadora maioria dos museus portugueses.
A partir dessa data, a Câmara Municipal anunciou que todos os museus municipais passavam a encerrar ao domingo, segundas-feiras e todos os feriados, o que fez com que, segundo os subscritores, “Viseu passava a ser a única capital de distrito do país sem museus sob alçada municipal abertos aos domingos”.
Já em maio de 2023, a Câmara Municipal anunciou a reabertura aos domingos dos museus Almeida Moreira, Keil Amaral e de História da Cidade apenas durante o horário de verão, mantendo encerrados os restantes museus, incluindo a Quinta da Cruz e o Museu do Quartzo que são os mais visitados.
Desde 15 de setembro que os dias de abertura dos museus voltaram ao praticado em 2022. “Exigimos uma alteração na política do Município para os museus municipais que passa pela reabertura aos domingos e feriados”, reforçam os signatários que têm preparado para a próxima quarta-feira uma recolha de assinaturas no Rossio.
Contactado, o executivo fez saber que aguarda pela chegada do documento para ter conhecimento do teor do mesmo e depois se pronunciar.
A rede de museus municipais é composta por oito espaços. São eles a Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira, Museu Keil do Amaral, Coleção Arqueológica José Coelho, Museu de História da Cidade, Museu do Linho de Várzea de Calde, Museu do Quartzo e Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.