Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Arranca amanhã, sexta-feira (dia 11), o Mercado Magriço de Penedono, que visa promover a economia local. Durante o fim de semana, o evento pretende ser uma “montra” do empreendedorismo local e das atividades que alavancam a economia do concelho mais pequeno do distrito de Viseu, juntando o comércio, a indústria, o setor agrícola e a pecuária.
D.A.M.A., Leandro, 7 Saias e Márcio Pereira são os cabeças de cartaz da iniciativa que regressa depois de um interregno de dois anos motivado pela Covid-19. Um dos destaques do Mercado Magriço será o Concurso de Castanha, agendado para sábado (dia 12) e que visa promover a castanha local, uma das principais fontes de rendimento do município.
Além da castanha, o azeite também se vai destacar no Mercado Magriço, sendo um dos produtos mais fortes da economia local cuja qualidade tem merecido a conquista de várias medalhas em concursos internacionais. O produto já é exportado para a Europa e a América do Norte.
Outro dos pontos altos é o Concurso de Ovinos e Caprinos que “tem vindo a aumentar o seu número de participantes”, segundo a autarquia de Penedono. Uma prova de que esta atividade “abandonou o estatuto de profissão menos digna e assume agora contornos de nobreza, atraindo cada vez mais jovens que, graças à qualidade dos pastos deste concelho, produzem carne de qualidade que vai conquistando o seu espaço no mercado nacional”, acrescenta.
Além da promoção económica e do apoio aos empresários que promovem a marca Penedono, o Mercado Magriço também vai promover os produtos tradicionais e endógenos do concelho como o pão, o queijo, a doçaria tradicional, os frutos secos, os produtos hortícolas, o vinho e o artesanato.
“O Mercado Magriço existe tão-somente pelos empreendedores do concelho de Penedono, a eles se deve o sucesso do mesmo, não se tratando de uma festa ou romaria estival, comporta em si momentos lúdicos e de lazer que vão desde caminhadas a espetáculos musicais”, remata a Câmara.
O certame será inaugurado às 18h30 de amanhã com a presença da diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves. Os D.A.M.A. vão atuar às 22h00, seguidos da atuação da dupla de DJ’s Piratas.
No sábado, o dia será preenchido, começando às 8h00 com uma montaria ao javali. Estão agendados uma caminhada (10h00), o Concurso da Castanha (14h00), a Prova de Cogumelos Shitake (15h00), a entrega dos prémios do concurso Penedono Valoriza a Floresta (17h00) e a atuação do grupo de concertinas Amigos de Riodades (15h30). Os 7 Saias atuam às 17h30. Leandro sobe ao palco pelas 22h00, depois da entrega dos galardões do Concurso da Castanha. À meia-noite, atua o Djmxdias.
No domingo (dia 13), decorre a XVII Maratona de BTT em Beselga. Às 10h00, dá início o Concurso de Ovinos e Caprinos, seguido da atuação do grupo de concertinas Os Diatónicos. Pelas 15h00, começa o espetáculo Terceira Idade Ativa. Os prémios do Concurso de Ovinos serão entregues às 17h30. Márcio Pereira atua pelas 18h00. O Mercado Magriço termina com o magusto convívio marcado para as 20h00.