Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O percurso pedestre entre o Parque da Nossa Senhora da Ribeira e as ruínas da Capela da Nossa Senhora do Carmo na freguesia de Marmeleira, em Mortágua, está a ser requalificado num investimento da Junta de Freguesia que tem o apoio da Câmara.
Uma parte significativa da intervenção geral já foi executada, nomeadamente a melhoria dos acessos, a regularização do piso do percurso nalguns pontos (que mantém o seu estado natural e permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida), a construção de um novo pontão sobre a ribeira e, ainda, a colocação de iluminação e de sinalética.
Também foi iniciada a construção de instalações sanitárias no acesso poente, no lado da estrada principal.
A Câmara de Mortágua vai ainda proceder à reabilitação do açude e requalificação das margens da ribeira da Marmeleira, junto à antiga Capela da Nossa Senhora do Carmo, construída no século XVII.
O objetivo é criar um espelho de água e uma área de lazer naquela zona, estando também prevista a estabilização e conservação das ruínas da capela num projeto que envolve a Universidade de Coimbra.
Toda a intervenção representa, diz a autarquia de Mortágua, “um importante contributo para a valorização da aldeia de Marmeleira (que está classificada como Aldeia de Portugal desde 2022) como pólo de atração de visitantes e para a qualidade de vida dos habitantes”.
No último fim de semana, a Marmeleira recebeu a 13.ª Feira do Pão e muitos visitantes tiveram oportunidade de descobrir o trilho que acompanha a ribeira da localidade, manifestando “a surpresa e o agrado pela transformação do local, de um ano para o outro”, refere a Câmara de Mortágua.