Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
“Senhoras e senhores, Maria João Rochete. A nossa primeira convidada. A Maria João nasceu em Coimbra, mas em 1999 a camioneta trouxe-a para Viseu e nunca mais daqui saiu”.
Começa assim o primeiro episódio do novo podcast do Jornal do Centro. “Por aí Fora” – ou como a bisavó Maria dos Prazeres dizia “P’ia Fora” – é um encontro entre André Albuquerque e os sítios que os convidados querem mostrar. “Vamos passear sempre com mais alguém, porque além da geografia ou dos elementos, das construções ou das geometrias, é sempre o tanto que tanta gente acrescenta aos sítios que faz deles vivos”, explica o apresentador.
Pouco menos de uma hora de conversa corrida onde se fica a saber mais deste pequeno mundo e de quem dele faz parte.
Maria João Rochete chegou a Viseu em 1999, precisamente no ano em que o Teatro Viriato, onde agora é adjunta da direção, recomeçou a sua programação regular. Chegou à cidade para estudar e, mesmo tendo-se enganado na Escola que ía frequentar, acabou por ficar na cidade que habita há 25 anos. “Abriu” o curso de Turismo. “A escola era nova e ainda hoje tem boa qualidade de infraestruturas. E recordo-me de a gente passar aqui muito tempo fora neste relevado”, conta enquanto aponta para o espaço verde da escola que revisitou para este podcast.