A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
O Museu de História da Cidade, em Viseu, acolhe a partir desta sexta-feira (4 de abril) a exposição “ABatalha – Uma Perspetiva Pictórica”, do pintor António Batalha. A mostra dá a conhecer a pintura do “Mestre Batalha” que também se destacou na fotografia, através da Foto Batalha.
A exposição estará patente de terça-feira a sábado no museu localizado na Rua Direita, também a artéria onde ficou situada durante muitos anos a Foto Batalha.
Nascido em 1911 em Almeida (distrito da Guarda), António Batalha foi, além de fotógrafo, um artista reconhecido e premiado. A sua família muda-se pouco tempo depois para Viseu, onde o pai Joaquim Monteiro Batalha fundou em 1912 a Fotografia Batalha.
Pintor autodidata, António Batalha teve o seu ateliê na Rua Direita e destacou-se sobretudo na pintura de retratos e paisagens, destacando a ruralidade regional e o cosmopolitismo das cidades que visitou.
O autor também trabalhou como fotógrafo em Lisboa e no Porto, antes de, na década de 50, se fixar em Viseu, onde deu continuidade à Fotografia Batalha. Participou em inúmeras exposições, individuais e coletivas e, em 1957, recebeu o terceiro prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes.
António Batalha não teve descendentes diretos. Após a sua morte em 1992, o legado foi deixado a Maria Lisete Antunes, funcionária da loja de fotografia desde os seus 14 anos. O seu filho, João Antunes, manteve-se à frente da Foto Batalha e estará em representação do legado do “Sr. Batalha” na inauguração marcada para as 18h30 desta sexta-feira.