As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Está aprovado o Orçamento da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão. O documento mereceu votação favorável de todos os membros reunidos em Assembleia Intermunicipal. Do Planalto Beirão fazem parte 19 municípios.
O Planalto Beirão destaca que este orçamento é “substancialmente superior ao dos ano transatos” e inclui novos serviços que vão avançar no próximo ano. “É o caso da Recolha seletiva porta-a-porta de biorresiduos alimentares. Este serviço, que pretende recolher anualmente cerca de 2.800 toneladas de restos alimentares, abrange numa primeira fase os produtores não domésticos, tais como restaurantes, cafés, IPSS, cantinas escolares, entre outros, estendendo-se numa segunda fase a determinadas zonas residências urbanas”, escreve a instituição.
Há neste momento mais de 24 mil pontos de recolha de lixo nos 19 municípios da Associação, 3 mil ecopontos e 19 ecocentros. São recolhidas diariamente 140 mil toneladas de resíduos urbanos que são encaminhados para valorização ou eliminação no Centro Integrado de tratamento de resíduos do Planalto Beirão, em Tondela.
Escreve o Planalto Beirão que “o plano plurianial de investimentos reflete um elevado nível de investimentos, não só no setor dos resíduos, dando cumprimento ao Plano estratégico, como também, no setor do abastecimento de água, em prol de uma maior resiliência do Sistema intermunicipal de distribuição de água do Planalto Beirão”. “Para o ano 2025, não se registam aumentos significativos nas tarifas de gestão de resíduos reportadas aos municípios associados”, enaltece a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
Do distrito de Viseu estão incluídos na Associação os municípios de Viseu, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Tondela, Sátão, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Oliveira de Frades, Nelas, Mortágua, Mangualde, Castro Daire e Carregal do Sal. Incluem-se ainda os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Seia (distrito da Guarda), Gouveia (distrito da Guarda), Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) e Tábua (distrito de Coimbra).