No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão lançou esta sexta-feira (12 de novembro) uma campanha solidária para ajudar instituições sociais.
A campanha “Separar para Ajudar” visa como objetivo converter cada tonelada de resíduos de embalagens separada que represente um aumento face aos valores registados em 2014 “em benefícios sociais para uma instituição de solidariedade da região”, unindo assim “a vertente social ao plano de sensibilização e educação ambiental” que o Planalto Beirão está a desenvolver.
Além disso, a associação intermunicipal também está a organizar um concurso de montras sustentáveis junto dos comerciantes da região com o objetivo de sensibilizar para a reutilização de materiais.
A ação será assim dirigida aos setores do comércio e dos serviços “estimulando o seu espírito criativo e artístico”. “Para atrair a atenção dos consumidores e, desta forma, contribuir para a dinamização do comércio local, os comerciantes são desafiados a fazerem o seu estabelecimento distinguir-se dos demais, com decorações feitas a partir de materiais reutilizados”, pode ler-se no comunicado do Planalto Beirão.
Os estabelecimentos comerciais que sejam utilizadores não domésticos do sistema de gestão de resíduos podem inscrever-se no site www.reciclarnoplanaltobeirao.pt/acoes/concurso-de-montras.
O projeto é apoiado pelos fundos do POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.
Na mesma nota, a associação lembra que a região tem tido “um desempenho extremamente positivo” na recolha do lixo “com um crescimento notório na recolha seletiva de resíduos recicláveis de embalagens”, revelando que no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 10 por cento face ao mesmo período de 2020.
No ano passado, cada habitante do Planalto Beirão separou um total de 39 quilos de resíduos recicláveis de papel, cartão, plástico, metal e vidro, um aumento de 22 por cento face a 2019. Os municípios da região separaram um total de 12.846 toneladas de resíduos recicláveis.