Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A Câmara de Mortágua levou cerca de 700 idosos para um passeio ao Alto Douro Vinhateiro. A visita transportou os seniores ao concelho de Freixo de Espada à Cinta e à Quinta dos Castelares.
O presidente da Câmara, Ricardo Pardal, fez um balanço positivo do passeio, onde os idosos beberam água num dia de muito calor. O autarca agradeceu aos seniores de Mortágua “por tudo o que nos deram em trabalho, experiência e sabedoria e pelo que representam nas nossas vidas”.
O objetivo desta iniciativa do Município, disse Ricardo Pardal, foi “proporcionar aos idosos do concelho um dia diferente da rotina habitual e bons momentos de convívio, alegria e animação”.
“Neste passeio reencontram amigos que não veem há muito tempo, esquecem-se problemas e reina a boa disposição”, salienta. “Para as pessoas que vivem sozinhas ou mais isoladas, este passeio tem ainda um significado maior”, reconhece.
Os participantes do passeio sénior também tiveram um almoço na Praia Fluvial da Congida, junto às águas do rio Douro.
Em Freixo de Espada à Cinta, os idosos puderam percorrer as ruas da vila e visitar a Igreja Matriz e a Torre do Galo ou Torre do Relógio, monumentos do século XIV, além do Museu da Seda, onde foi explicado o processo artesanal de laboração da seda.
A comitiva de Mortágua também foi recebida junto aos Paços do Concelho de Freixo de Espada à Cinta. A Câmara local disponibilizou um técnico que serviu de guia turístico no passeio pela zona antiga da vila e que criou “condições para o melhor acolhimento”.
Durante a visita, funcionários da Câmara de Mortágua acompanharam os idosos e garantiram “o conforto, bem-estar e a segurança dos idosos ao longo de todo o passeio”, realçou Ricardo Pardal. Também os Bombeiros Voluntários e o Centro de Saúde de Mortágua disponibilizaram elementos de apoio (dois bombeiros e uma enfermeira).