A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Os eurodeputados do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, José Gusmão e Marisa Matias, querem que o Estado português resolva o foco de poluição detetado na ribeira de Travassos, no concelho de Carregal do Sal.
Os bloquistas questionaram a Comissão Europeia sobre a situação que ocorre desde junho, Foco de poluição detetado em Carregal do Sal. Descargas terão vindo de Nelas
O foco foi encontrado a afluente do rio Dão, oriundo da estação de tratamento de águas residuais de Nelas III, recentemente inaugurada no concelho vizinho com um investimento de cinco milhões de euros.
Segundo a pergunta redigida por Marisa Matias e José Gusmão, “registaram-se vários episódios de poluição ao longo da ribeira de Travassos, nomeadamente no Poço da Relva”. Os eurodeputados bloquistas reiteraram que o foco das descargas é a ETAR de Nelas III.
Por isso, consideram que o estado da ribeira de Travassos e do Poço da Relva “é preocupante, com a agravante de se tratar de uma zona de elevado valor ambiental, ecológico e paisagístico, provocando danos na fauna e flora locais e degradando a qualidade de vida da população de Beijós e do concelho de Carregal do Sal”.
“Esta situação conflitua com o disposto na Diretiva?Quadro da Água, transposta para Portugal através da Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro”, acrescentam no requerimento lembrando que as descargas têm sob a alçada do Estado português.
Por isso, os eurodeputados do Bloco questionam à Comissão Europeia se vão ser tomadas medidas “para instar Portugal a garantir o cumprimento da Diretiva?Quadro da Água para proteção da Ribeira de Travassos”.