Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Francisco Almeida Luís foi o vencedor do Concurso Internacional de Guitarra do Festival Internacional de Música da Primavera, de Viseu. Esta foi a primeira vez que um português ganha este concurso que tem vindo a conquistar cada vez mais intérpretes.
No pódio ficaram ainda Manuel Toucinho (Portugal), no segundo lugar e Álvaro Toscano (Espanha) em terceiro acumulando o prémio do público. Duas menções honrosas foram atribuídas aos outros dois finalistas, Tohi Harada (Japão) e Timothée Vinour-Motta (França).
O Concurso Internacional de Guitarra de Viseu acontece de dois em dois anos, intercalando-se com o Concurso Internacional de Piano de Viseu. Ambos procuram trazer à região os novos talentos mundiais nos respetivos instrumentos e premiar aqueles que entre eles mais se destacam.
Desde 2014 que este concurso já distinguiu seis músicos. O primeiro a ganhar veio dos Estados Unidos, mas já houve vencedores da Ucrânia, Itália e Espanha.
E o Festival Internacional da Primavera continua esta terça-feira com a atuação do trio Isolda Crespi Rubio, Joana Correia e Nuno Meira, no Museu Nacional Grão Vasco.
Uma apresentação que é uma viagem diversificada através de composições que marcam a história da música clássica. O programa selecionado inclui obras que misturam Mozart, com a sua “Sonata para violino e piano KV 301 em Sol Maior”, com Astor Piazzolla em “Escualo”, passando por peças de Ottorino Respighi, Gabriel Fauré, Vladimir Tsybin e Nino Rota, este último apresentando um desafiante Trio para flauta, violino e piano que promete ser um ponto alto do concerto.
Os artistas trazem consigo trajetórias musicais distintas e ricas. Joana Correia, com um percurso premiado e dedicado tanto à performance solo quanto à música de câmara, é reconhecida pela sua técnica apurada e sensibilidade musical. Isolda Crespi Rubio, com um vasto repertório como solista e acompanhadora, tem sido aplaudida internacionalmente, refletindo um profundo conhecimento e paixão pela música. Nuno Meira, por sua vez, é um violinista com uma sólida carreira tanto a nível nacional como internacional, conhecido pela sua versatilidade e pela capacidade de emocionar o público.